Marcada reunião com Ministério do Ambiente para debater propostas do sector do táxiEstá marcada para o dia 29 de Dezembro uma reunião do grupo de trabalho do sector do táxi com o Ministério do Ambiente, para debater o documento, já entregue na semana passada, que identifica os problemas do sector e as reivindicações dos seus trabalhadores. O agendamento da reunião ocorreu ontem, durante a vigília dos trabalhadores do táxi, em frente ao Ministério.

“A marcação da reunião, só por si, não resolve nada”, previne a FECTRANS, “é preciso continuar e ampliar a mobilização dos trabalhadores do táxi, na defesa dos seus interesses e reivindicações, de que o FECTRANS e os seus sindicatos são porta-vozes”.

Nos dias que antecederam a vigília desta sexta-feira foram realizadas várias acções de contactos e discussão com os trabalhadores do Táxi, por parte do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal - STRUP.

No sindicato está criado um grupo de trabalho para acompanhar o sector do táxi que, a partir da discussão feita, propôs algumas acções em defesa do sector do táxi e dos direitos e interesses de quem nele trabalha.

Assim, avançou-se que é necessário, neste momento, que o Estado intervenha:

No sentido de salvar os postos de trabalho de milhares de profissionais, de modo a garantir a continuidade no sector;

Para regulamentar o sector do transporte individual, de modo a acabar-se com a concorrência desleal, cujos principais prejudicados são os trabalhadores;

No sentido de garantir a negociação com vista a actualizar a contratação colectiva existente, valorizar os salários e dignificar a profissão;

Para fiscalizar as relações de trabalho, para combater o trabalho precário, obrigar a cumprir a contratação colectiva e a legislação, combatendo-se assim o trabalho precário.