Vitória dos trabalhadores e do sindicato no Instituto Politécnico do PortoPOLITÉCNICO DO PORTO REINTEGRA OS TRABALHADORES DAS CANTINAS E BARES

GRANDE VITÓRIA DOS TRABALHADORES E DO SINDICATO

Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico do Porto (SAS/IPP) chamaram na passada quinta-feira os 19 trabalhadores das cantinas e bares para lhes comunicar a sua reintegração nos seus postos e locais de trabalho a partir do dia de hoje.

Esta reintegração agora decidida pelo SAS/IPP, embora tardia, representa uma grande vitória para os trabalhadores e para o seu sindicato de classe que os apoiou desde o início na sua justa luta, há 11 meses consecutivos, desde que a anterior concessionária Statusvoga, não pagou o subsídio de Natal em dezembro de 2020.

Os trabalhadores já realizaram dezenas de ações de luta na defesa dos seus direitos e interesses legítimos, e vão continuar a lutar.

Primeiro lutaram pelo pagamento dos salários em atraso de dezembro de 2020, janeiro, fevereiro e março de 2021, bem como pelo pagamento do subsídio de Natal, tendo realizado várias lutas nesse sentido, até que a Statusvoga pagou estes salários na totalidade. Para obterem o pagamento destes salários, foi fundamental a luta realizada junto da segurança social e autoridade tributária para que o processo de apoio requerido pela empresa fosse deferido, depois de esta ter regularizado a sua situação com o Estado.

Depois, a partir do dia 1 de abril de 2021, lutaram pela reintegração nos SAS/IPP e pagamento dos salários de abril maio e junho.

Porque o Politécnico não os reintegrou como devia nem lhes pagou o salário, os trabalhadores suspenderam os contratos de trabalho e tiveram de lutar junto da segurança social para que esta entidade deferisse o respetivo apoio, o que foi alcançado no final de setembro, ao fim de 5 meses.

Um novo concessionário tomou conta das cantinas e bares mas logo as largou por não haver condições para as pôr a funcionar.

Os trabalhadores continuaram a luta pela abertura das cantinas e bares e a sua reintegração no Politécnico, tendo sido realizada a sua última ação no Polo de Vila do Conde do IPP dia 15 de outubro.

Esta noticia recebida pelos trabalhadores na passada quinta-feira representa, por isso, uma grande vitória, que só foi possível pela unidade e firmeza demonstrada pelos trabalhadores e o apoio sindical que lhe foi dado pelo sindicato.

Agora, reintegrados que foram, ainda falta um ultimo passo que é receberam os salários de abril maio e parte do mês de junho que o SAS/IPP, inexplicavelmente, recusa pagar, empurrando os trabalhadores para os tribunais, sabendo, como sabe, que vai ter de os pagar.

Fonte: Sindicato de Hotelaria do Porto