A interrupção do serviço de refeitório até aqui prestado aos trabalhadores do Arsenal do Alfeite será, entre outros motivos de preocupação, um dos temas debate no Plenário Geral de Trabalhadores, que se realizará no próximo dia 3 de Março e que contará com a presença de Isabel Camarinha, Secretária-Geral da CGTP-IN.

REFEITÓRIO: UMA SITUAÇÃO PREOCUPANTE

A situação actual do Refeitório da AA, SA é para o STEFFAs motivo de grande preocupação. A tomada de uma refeição nas melhores condições é de importância primordial, quer para a saúde e bem-estar do trabalhador, quer para a sua capacidade de produzir. Neste sentido, a interrupção do serviço de Refeitório até aqui prestado aos trabalhadores, que têm actualmente apenas um espaço para tomada de refeições, representa um duro revés nas suas condições de trabalho.

O STEFFAs enviou ao Conselho de Administração um ofício sobre este assunto, no qual reivindicamos que sejam tomadas as medidas necessárias para o regresso do Refeitório ao funcionamento nos moldes anteriores com a maior brevidade possível. Nesta nossa posição fizemos notar que, além do impacto negativo em termos de condições de trabalho, a ausência de um serviço de Refeitório completo e condigno atenta contra a própria tradição e cultura do Arsenal do Alfeite/AA, SA e elimina uma mais-valia importantíssima para a motivação do actual pessoal, para o recrutamento e fixação de novos trabalhadores e, até, perante os clientes do Estaleiro.

A Administração da AA, SA respondeu ao nosso ofício concedendo-nos razão nos argumentos e explicando as dificuldades que estão a ser sentidas na resolução do problema, resolução com a qual a empresa se afirma comprometida. Fazemos votos para que assim seja. Até lá, o regresso do funcionamento do Refeitório aos moldes habituais, com refeições completas confeccionadas no local, não deixará de estar nas prioridades reivindicativas dos trabalhadores.

MOBILIZAÇÃO E LUTA DOS TRABALHADORES DO ARSENAL É NECESSÁRIA AGORA!

A AA, SA navega actualmente por águas perigosas. À situação já grave criada pelas faltas crónicas de pessoal, de investimento, de equipamento e pelo atraso na modernização do Estaleiro, juntam-se agora sinais muito preocupantes vindos de dentro e de fora da empresa. Por um lado, observa-se uma tendência crescente no recurso à subcontratação por parte da AA, SA, incluindo para tarefas que fazem parte da actividade principal do Estaleiro. Por outro, a Marinha continua, numa tendência também crescente, a adjudicar trabalhos habitualmente executados na AA, SA a outras entidades.

No capítulo do quadro de pessoal, sendo sempre bem-vindas as admissões, ainda que poucas, como aconteceu recentemente (cerca de uma dezena, havendo intenções anunciadas para a contratação de mais alguns trabalhadores), constata-se que estas entradas continuam a ser claramente insuficientes para, sequer, compensar as saídas por aposentação – e ainda mais insuficientes para assegurar o que seria um desejável crescimento do efectivo. Para os trabalhadores que já laboram na AA, SA, situações como a que atrás abordámos, em relação ao serviço de Refeitório, ou a vergonhosa demora do Governo em desbloquear as promoções já vencidas por muitos trabalhadores, não ajudam à motivação necessária.

Em relação à questão das promoções, o STEFFAs e a Comissão de Trabalhadores da AA, SA têm desenvolvido todos os esforços institucionais para o seu desbloqueamento, e a esses mesmos esforços voltaremos, assim que o novo Governo tomar posse. Mas para a resolução desta, e de todas as outras questões, é preciso mais: a mobilização e a luta dos trabalhadores do Arsenal têm que ser intensificadas! É neste sentido que o STEFFAs, com a Comissão de Trabalhadores da AA, SA, vai realizar um Plenário Geral de Trabalhadores na próxima semana . APELAMOS DESDE JÁ À PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

PLENÁRIO GERAL DE TRABALHADORES
03 MARÇO – 09H30 – REFEITÓRIO
Com a participação de Isabel Camarinha,
Secretária-Geral da CGTP-IN. Não faltes!

Fonte: STEFFAs