Ourives monumento GondomarNas negociações anuais entre a Fiequimetal e a associação patronal APIO, foi estabelecido um acordo que representa um aumento médio de 3,62 por cento, na tabela salarial, e de 4,22 por cento, na massa salarial, com efeitos ao primeiro dia de 2022.

Num comunicado aos trabalhadores do sector da ourivesaria, a federação e os sindicatos (SITE Norte, SITE Centro-Norte, SITE CSRA e SITE Sul) informaram que os novos valores (divulgados no documento) não correspondem àquilo que foi inicialmente reivindicado, recordando que se trata de remunerações mínimas mensais, não havendo nada que impeça as empresas de pagarem acima desta tabela.

Neste processo negocial, também se reiterou o compromisso da APIO de, em 2023, negociar a redução do horário de trabalho e a dispensa remunerada no dia de aniversário.

O contrato colectivo entre a Fiequimetal e a APIO (Associação Portuguesa da Indústria de Ourivesaria) possui âmbito nacional. Depois de publicado, tanto o contrato como a respectiva portaria de extensão, aplica-se a todas as empresas do sector.

Fonte: Fiequimetal