Autoeuropa arquivoA administração da VW Autoeuropa tem a responsabilidade de ir ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, valorizando os seus salários e direitos, afirma a Comissão Sindical do SITE Sul na fábrica da multinacional, depois de ter sido rejeitado o pré-acordo laboral.

Na votação realizada a 24 e 25 de Fevereiro, o pré-acordo laboral foi reprovado por 60 por cento dos trabalhadores.

Para a Comissão Sindical, este resultado só prova que os trabalhadores da VW Autoeuropa consideram o resultado das negociações do caderno reivindicativo insuficientes, nomeadamente nas matérias do aumento dos salários e do prémio de objectivos.

Os aumentos de salário apresentados são insuficientes, tendo em conta o aumento do salário mínimo nacional e porque não permitem aos trabalhadores fazer face ao aumento do custo de vida.

Os trabalhadores da VW em Palmela têm vindo a perder poder de compra, numa altura económica e social complexa, sem esquecer que em 2021 não tiveram qualquer actualização salarial.

Também não devem ser os trabalhadores a suportar mais uma vez as necessidades da administração. Era isso que resultava da intenção patronal para as paragens de produção, ao propor a troca do pagamento do prémio de objectivos por dias de não laboração.

Fonte: Fiequimetal