TVIO Grupo Media Capital quer “despachar” cerca de 76 trabalhadores da TVI (Direcção de Operação e Meios) para a EMAV (Empresa de Meios Audiovisuais).

MEDIA CAPITAL PRETENDE “DESPACHAR” TRABALHADORES DA TVI (DIRECÇÃO DE OPERAÇÃO E MEIOS) PARA EMPRESA DO GRUPO PLURAL (EMAV)

ALTERAÇÕES NA TVI LEVAM SINDICATO A PEDIR REUNIÃO AO GRUPO MEDIA CAPITAL

Numa comunicação interna, divulgada na sexta-feira, dia 11 de Março, pelos Recursos Humanos do Grupo Media Capital, foi transmitida a intenção de “despachar” cerca de 76 trabalhadores da TVI (Direcção de Operação e Meios) para a EMAV (Empresa de Meios Audiovisuais).

A TVI irá "convidar" estes trabalhadores a aceitar a sua transferência, ao abrigo de um Contrato de Cedência Ocasional. O STT - Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual, solicitou a marcação de uma reunião com carácter de urgência à Direcção de RH do Grupo Media Capital para esclarecimentos e acompanhamento do processo. O STT não abdica de intervir na salvaguarda dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Referiram na “missiva” que o contrato teria a duração de um ano sem qualquer informação sobre o que pensam fazer aos trabalhadores no final desse ano.

Escreveram candidamente que todos os direitos adquiridos, regalias, condições de trabalho e outras condições adicionais detidas na TVI se manterão na EMAV. Resumidamente limitaram-se a dizer o que a legislação da Cedência Ocasional obriga.

Esqueceram-se, ou talvez não, de informar os trabalhadores que para haver Cedência Ocasional, além do acordo escrito entre as empresas (cedente e cessionário) é necessária e obrigatória a declaração de concordância assinada pelo trabalhador.

Perante a preocupação sentida e vivida pelos trabalhadores da TVI, o STT - Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual, solicitou a marcação de uma reunião com carácter de urgência à Direcção de RH do Grupo Media Capital para esclarecimentos e acompanhamento do processo. O STT não abdica de intervir na salvaguarda dos direitos e interesses dos trabalhadores.

Quais os objectivos reais da reorganização em curso no Grupo Media Capital é uma pergunta que se impõe. A ajuda para obter a resposta começa por saber o porquê desta intenção de "despachar" 76 trabalhadores da TVI para a empresa EMAV.

O STT sabe que os trabalhadores estão preocupados e não concordam com a sua transferência para a EMAV, defendem que a Direçcão de Operação e Meios seja mantida na esfera jurídica da TVI.

O

STT de forma empenhada, séria e construtiva, estará ao lado dos Trabalhadores na defesa da manutenção destes postos de trabalho na TVI.

 

SÓ UNIDOS OS TRABALHADORES SAIRÃO VITORIOSOS DESTA "LUTA"

Fonte: STT