Num comunicado aos trabalhadores, refere-se que, na última reunião negocial, realizada no final de Fevereiro, a Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal reforçou a necessidade de um crescimento mais significativo dos salários dos trabalhadores.

Depois das reuniões de negociação e da auscultação de trabalhadores do sector, foi estabelecido acordo para revisão da tabela salarial e restantes cláusulas de expressão pecuniárias. Os novos valores têm aplicação retroactiva a Janeiro de 2022.

A federação considera o acordo positivo para os trabalhadores, representando um aumento médio de 8,33 por cento, na tabela salarial, e de 5,82 por cento, na massa salarial.

No comunicado é publicada a nova Tabela de Remunerações Mínimas e Cláusulas de Expressão Pecuniária.

Salienta-se que os valores acordados são os mínimos que podem ser praticados no sector, não havendo nada que impeça as empresas de valorizarem ainda mais o esforço dos seus trabalhadores e pagarem acima da tabela, de acordo com os resultados obtidos e com a sua capacidade financeira.

Para negociação futura

O clausulado geral do contrato colectivo de trabalho não sofreu nenhuma alteração, mantendo-se em vigor todos os direitos.

No entanto, as restantes reivindicações apresentadas – redução do horário de trabalho; regulamento do trabalho por turnos; dispensa no dia de aniversário; 25 dias de férias; tempo para uma diuturnidade e aumento do número de diuturnidades - foram remetidas para a futura negociação integral do contrato.

O contrato colectivo é de âmbito nacional e será aplicado igualmente nas empresas filiadas na associação patronal Adifa.

Fonte: FIEQUIMETAL