Os trabalhadores da Carris reunidos ontem em plenário geral mandataram as organizações sindicais, para definirem a forma e o tempo oportuno, para o desenvolvimento das formas de luta que se revelarem necessárias, para atingir os objectivos definidos.Esta foi uma das conclusões da resolução aprovada, em que consta o seguinte:

Os trabalhadores da Carris, reunidos em plenário geral, em frente à sede executiva da empresa em Miraflores no dia 22 de Março de 2022, consideram que:

É inaceitável o comportamento adoptado pelo Conselho de Administração durante o processo negocial, ao não responder às questões que lhe são colocadas pelos Sindicatos;É inaceitável a suspensão do processo de negociação do AE, pelo facto destas ORT’s pretenderem simplesmente ouvir os Trabalhadores;É inaceitável o desconto abusivo e ilegal do tempo aos que legitimamente participaram no plenário geral do dia 27/01;

Regista-se que após a realização do último plenário geral, no dia 27 de Janeiro, o C.A. evoluiu na sua proposta de actualização salarial de 10 € para 20 €. Esta proposta é ainda claramente insuficiente, face à necessidade da recuperação do poder de compra perdido, para fazer frente à continuação da subida generalizada dos bens de primeira necessidade.

Registe-se também que foi preciso os Trabalhadores se reunirem no plenário do dia 27/1 para que, finalmente, a empresa tenha reconhecido que deve os proporcionais aos Trabalhadores. Comprometendo-se a constituir um grupo de trabalho para o efeito. O que, até à presente data, não passou de uma mera intenção.

Decidem por isso:

Exigir a retoma do processo de negociação do AE, até ao dia 01/04/2022;Exigir o pagamento a todos os trabalhadores, que foram alvo do desconto abusivo, do tempo relativo à sua participação no plenário geral do dia 27 de Janeiro;Mandatar as organizações sindicais para conjugarem uma proposta única de aumento real e significativo dos salários;Os trabalhadores reunidos em plenário geral desde já mandatam as organizações sindicais, para definirem a forma e o tempo oportuno, para o desenvolvimento das formas de luta que se revelarem necessárias, para atingir os objectivosOs trabalhadores mandatam o SNMOT e o STRUP para encetarem contactos com o SITRA e a ASPTC, no sentido de os convidar a se juntarem também à luta dos trabalhadores.

Esta Resolução será entregue à Camara Municipal de Lisboa, ao Conselho de Administração da Carris e aos órgãos de informação.

Fonte: FECTRANS