Parar a Guerra Dar uma oportunidade à PazOntem, dia 23 de Março de 2022, teve lugar na Junta de Freguesia da Sé, em Braga, um debate sob o tema “Parar a Guerra – Dar uma oportunidade à Paz”.

A iniciativa, promovida pela União dos Sindicatos do Distrito de Braga/CGTP-IN, em parceria com a Conselho Português para a Paz e Cooperação, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses, o Movimento Democrático de Mulheres e a Confederação Geral dos Treabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, contou com mais de 50 participantes.

As intervenções de Ilda Figueiredo (CPPC), Jorge Matos (URAP), Manuela Silva (MDM) e João Coelho (CGTP-IN) focaram-se no actual conflito bélico na Europa, mas também nas novas e velhas ameaças à paz mundial. Numa perpectiva geopolítica e alargada, foram analizados aspectos economicistas e de poder que sustentam os conflitos entre os povos, como são exemplo o conflito entre a Federação Rússia e a Ucránia, cuja origem remonta há mais de duas décadas, mas também os conflitos vividos na Síria, Líbia, Sudão, Iémem, Birmánia, Congo, Iraque, Palestina e Sahara Ocidental, entre outros. Foi também abordado o aumento e expansão de bases militares, a proliferação e sofisticação de armas nucleares e armanento cibernético e o desequilíbrio de recursos financeiros gastos.

Foi manifestada por todas as associações representadas a preocupação com as principais vítimas da guerra, as populações, e a importância de os governos encontrarem soluções que procurem a paz, e não os interesses economicistas das suas elites.

Foi concluido, também pelos participantes, a importância de debater, esclarecer e manterem-se informados numa altura em que alguns meios de comunicação social distorcem e ofuscam os acontecimentos internacionais vividos actualmente.

Fonte: USB/CGTP-IN