pepsiA Empresa Matutano realiza anualmente, no mês de abril, as avaliações e os respectivos aumentos salariais aos seus trabalhadores.

Sabendo que:

- A Matutano do Grupo PepsiCo obteve, no primeiro semestre de 2021, um lucro líquido de 4.072 milhões de dólares (cerca de 3.450 milhões de euros), 36% mais do que em 2020.

- A multinacional faturou 34.037 milhões de dólares, entre janeiro e junho, 14% mais que no mesmo período de 2020. A empresa ganhou 2,94 dólares por ação, no primeiro semestre, o que compara com os 2,14 dólares registados há um ano atrás.

A empresa optou por cortar nos aumentos salariais aos trabalhadores que infelizmente foram afetados pela covid.

Lembramos que o setor agroalimentar nunca parou. Foi o setor que mais cresceu obtendo lucros superiores aos anteriores. Estes trabalhadores nunca estiveram em teletrabalho, estes trabalhadores estavam sempre na linha da frente, a colocar em risco a sua vida e a vida das suas famílias. Estes trabalhadores praticam horários desregulados, trabalham em regimes de laboração contínua, com horários que não cumprem o devido descanso e ainda assim são prejudicados com cortes nas suas avaliações e aumentos salariais penalizando todos os que foram afetados pela covid.

É este o resultado do respeito que a empresa tem pelos seus trabalhadores. Cortes nos subsídios de assiduidade, cortes no prémio “tu contas” e cortes nos aumentos anuais.

Em maio de 2020 a empresa premiou os trabalhadores com 150 euros pelo seu esforço e agora vem cortar todos os prémios, as avaliações e o respectivo aumento salarial? Como ficamos? Será que o prêmio dos 150 euros era apenas para a fotografia?

Os trabalhadores não foram afetados pela Covid porque quiseram.

Os trabalhadores estão indignados pelos cortes sofridos na avaliação estando já marcados plenários com o STIAC para os próximos dias 2 e 3 de maio para debater este e outros assuntos.

Fonte: https://www.facebook.com/stiacsindicato/?ref=pages_you_manage

https://grandeconsumo.com/lucro-da-pepsico-sobe-36-no-primeiro-semestre/#.YhQVK4rP23A

https://grandeconsumo.com/pepsico-sobe-previsoes-anuais-apos-vender-mais-116-no-3-o-trimestre/#.YhQYQYrP23A