ZÊZEROVOA EMPRESA ZÊZEROVO PÕE FIM A BANCO DE HORAS ILEGAL E ATRAVÉS DE UM COMUNCADO INTERNO CULPABILIZA O SINDICATO

Após a realização de plenários com os trabalhadores na empresa Zêzerovo no passado mês de março, o STIAC teve conhecimento de que a empresa realizava ilegalmente um regime de Banco de Horas.

A Empresa nunca realizou qualquer referendo, a empresa nunca deu a conhecer nem afixou qualquer projeto de implementação deste regime e o mesmo não se encontra em contratação coletiva.

Sabendo que este regime dava jeito a alguns trabalhadores e após a chamada de atenção por parte do STIAC a empresa faz circular um comunicado interno onde tenta culpabilizar o sindicato pelo fim deste regime e com isto colocar trabalhadores contra o sindicato.

O Sindicato teve conhecimento que ao longo deste tempo vários trabalhadores tiveram muita dificuldade em tirar as horas quando pretendiam e que eram chamados para a realização de trabalho suplementar 5 minutos antes do fim do seu horário de trabalho.

Ainda assim, numa tentativa de legalizar este regime, o STIAC alertou a empresa para a realização do referendo ao que esta não aceitou, pondo fim ao mesmo.

Existem plenários marcados com os trabalhadores para o mês de maio para esclarecer esta situação, para esclarecer o pagamento das horas noturnas no subsídio de ferias com os devidos retroativos e a prestação de trabalho ao sábado que só pode ser realizado ate as 12h.

O sindicato esclarece que o banco de horas é uma forma de a empresa dispor do teu tempo e da tua vida pessoal e familiar conforme lhe interessa sem que tenhas direito de gerir o teu tempo, a programar e a organizar a tua vida.

Um trabalhador sindicalizado é um trabalhador informado. Sindicaliza-te. Sindicalizado estás mais seguro! www.stiac.pt