industria conserveiraGreve nacional da Industria Conserveira dia 21 Abril

Concentração a partir das 14.30h na lota da Figueira da Foz. junto da empresa Cofisa

Em 2020 a industria conserveira produziu 72 mil toneladas, mais 11 mil toneladas do que em 2019, tendo gerado 365 milhoes de euros, mais 40 milhões do que no ano anterior;

Houve um aumento de 16% na procura de conservas nacionais, assim como 14% no volume de vendas e 20 % em valor;

A expetativa do sector é que em 2022 a tendência de crescimento da procura continue a crescer acima dos dois dígitos, tanto a nível interno como externo.

Os trabalhadores das conservas, que na pandemia foram considerados como trabalhadores da linha da frente, por ser um sector essencial, produziram e produzem riqueza e lucros, mas nem por isso estão a ser reconhecidos e valorizados pelo seu esforço, pelas entidades patronais.

Os salários no sector são muito baixos .

A associação nacional dos industriais das conservas de peixe (ANCIP) recusa negociar a tabela salarial e a revisão do contrato colectivo de trabalho, enquanto os sindicatos não aceitarem a retirada de direitos.

Porque os trabalhadores não aceitam a perda de mais direitos, decidiram fazer nova greve no próximo dia 21 Abril com concentração na Figueira da Foz, junto á empresa COFISA a partir das 14.30h.

Pelo direito a negociação colectiva e por um digno aumento de salários.

Fonte: Sintab