GREVE dia 26 de Abril dos trabalhadores do Hospital da Luz em Lisboa

Os trabalhadores do Hospital da Luz do Distrito de Lisboa vão estar concentrados a partir das 9h à porta do Hospital da Luz - Edifício C (Av. Lusíada, 100 – 1500-650 Lisboa).

A greve foi a resposta encontrada após as sucessivas recusas da administração em ouvir e respeitar os trabalhadores.

Os objectivos da greve são:

A aplicação imediata do Contrato Colectivo de Trabalho do CESP;O aumento dos salários em 90€ a todos os trabalhadores;Dignificação das Carreiras e Categorias Profissionais e das qualificações adquiridas ao longo de anos de trabalho.

A Direcção do Hospital da Luz recusa discutir a aplicação imediata do CCT subscrito pelo CESP, o que está a penalizar fortemente os salários dos trabalhadores, apesar das várias sentenças nos tribunais reconhecerem que o mesmo está em vigor e que aos trabalhadores deve ser pago as diuturnidades e restantes matérias pecuniárias, bem como a todos os direitos aí consagrados.

Na última reunião do CESP com o Hospital da Luz para negociar o Caderno Reivindicativo, saiu uma mão cheia de nada. A proposta de aumentos salariais feita pela direcção do hospital está longe do exigido pelos trabalhadores, para além que estes são discriminatórios. Entre as restantes matérias, como a atribuição do incentivo mensal, férias, horários e outros, entre promessas e recusa de discussão, o que saiu da reunião foi o desrespeito para com quem lhes assegura o negócio e os lucros. É preciso valorizar o trabalho e os trabalhadores!

Primeiro foi a pandemia, agora a guerra e as sanções económicas, os trabalhadores do Hospital da Luz têm pago sempre a factura. O resultado é que estão a viver cada vez pior e com mais dificuldades. Os salários actuais não respondem ao aumento brutal dos preços e do custo de vida.

A concentração contará com a presença da Isabel Camarinha, Secretária-Geral da CGTP-IN.

Fonte: CESP