1º Maio – Dia Internacional do Trabalhador

Greve dos trabalhadores do comércio, escritórios e serviços!

Em 2022, os trabalhadores vêem-se confrontados com o disparar da inflação e a recuperação dos lucros pré-pandemia. Ao mesmo tempo continuam os baixos salários, a desvalorização das carreiras e profissões, a desregulação dos horários e a precariedade.

O patronato continua a acumular lucros com a exploração dos trabalhadores e a especulação, enquanto recusa aumentar dignamente os salários a quem produz a riqueza. Desde bloqueios à negociação colectiva, aumentos que fazem aproximar os salários do Salário Mínimo Nacional, aumentos discriminatórios, pagamentos em prémios em vez do salário-base, pagamento do subsídio de alimentação em cartão refeição nas lojas da empresa, muitas são as estratégias que os patrões utilizam aumentar a exploração sobre quem trabalha.

Ao mesmo tempo persiste a desregulação dos horários, dificultando a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal.

A normalização do trabalho aos domingos, feriados, em horários nocturnos e o ataque inaceitável aos direitos da parentalidade e maternidade, levantam grandes obstáculos à vida dos trabalhadores para a realização dos seus projectos pessoais e familiares. É exemplo disso a recusa dos horários flexíveis por parte das empresas aos pais com filhos menores, colocando-os a viver para trabalhar em vez do seu contrário.

Também os vínculos de trabalho precários agravam as condições atrás descritas, fragilizando a situação do trabalhador perante o patrão e, particularmente na juventude, dificulta a sua emancipação.

Por todas estas razões, os trabalhadores do comércio, escritórios e serviços irão fazer Greve no próximo 1º de Maio.

Os trabalhadores exigem:

· Aumento dos salários de todos os trabalhadores,

· Horários de trabalho regulados, sem bancos de horas, que permitam a conciliação entre a vida pessoal e familiar e a vida profissional,

· Fim da precariedade dos vínculos laborais,

· Encerramento do comércio aos domingos e feriados.

O CESP convida os órgãos comunicação social a estar presente no dia 1 de Maio às 11h em frente ao Minipreço do Jardim Constantino, em Lisboa, para uma conferência de imprensa sobre os motivos e o impacto da greve no sector.

Fonte: CESP