45 enfermeirosAção de Denúncia do SEP foi determinante para a renovação dos contratos dos 15 enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste

Em nota à comunicação social divulgada a 3 de maio, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) expressou como a participação dos enfermeiros na ação de denúncia pública junto ao Hospital de Caldas da Rainha - Centro Hospitalar do Oeste (CHO) - foi determinante para a renovação dos contratos dos colegas.

Estava em causa a não autorização de renovação, por parte do Ministério da Saúde, de 15 contratos de enfermeiros que terminavam no fim de abril, o que acarretaria um agravamento das condições laborais e a diminuição na qualidade, quantidade e segurança dos cuidados de saúde.

Em reunião com os enfermeiros, ficou delineada uma concentração, com denúncia pública junto à entrada da unidade de Caldas da Rainha (sede do CHO), a 28 de abril.

Foi através desta iniciativa, com excelente divulgação pela comunicação social, que a pressão sobre a Administração e sobre a Tutela se fez sentir. A 29 de abril, pelas 21 horas, os enfermeiros foram então informados desta mais que justa autorização de renovação dos seus contratos.

Resta aguardar que esta situação não se repita noutras instituições públicas, e particularmente, no Serviço Nacional de Saúde, onde na sua generalidade esta problemática está presente.

Para tal é urgente que o Ministério da Saúde autorize não só a renovação dos contratos no imediato, mas sobretudo que aprove os “Mapas de pessoal” das instituições para que possam vincular e contratar os enfermeiros (e outros profissionais), que têm sido indispensáveis para responder às necessidades assistenciais das populações.

A presença, empenho e resiliência dos enfermeiros são fundamentais para que consigamos alcançar os nossos objetivos e resolver os problemas.

Tal como diz o nosso Povo: Quem Luta sempre alcança!

Fonte: SEP