O STT repudia o comportamento da RTP e a inacção do governo perante a contínua utilização abusiva e ilegal de empresas de trabalho temporário e de recurso ilegal a prestações de serviços para garantir funções permanentes.

As empresas a que recorre são conhecidas das entidades inspectivas e do governo que se mantêm em silêncio, mesmo após mais de 200 casos em tribunal terem obrigado à integração de trabalhadores e, através do PREVPAP, mais de 400. Todavia a RTP insiste na ilegalidade e tem trabalhadores, alguns há mais de 10 anos, em situação ilegal.

Recentemente, e após a denúncia de um trabalhador sindicalizado das muitas violações dos seus direitos à ACT, a solução da RTP foi contratar uma nova empresa de trabalho temporário e DESPEDIR ilegalmente o trabalhador, mantendo todos os outros em situação de precariedade.

Basta de impunidade e de violação dos direitos dos trabalhadores da RTP.

O STT irá tomar todas as medidas de luta adequadas e necessárias para acabar com este comportamento vergonhoso e exige acção imediata da ACT e do governo na garantia do cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

O STT não desiste de combater o flagelo da precariedade e vai pedir ao CA
da RTP e também à Inspecção Geral do Trabalho, reuniões com caracter
de urgência, para discutir este problema.

Fonte: STT