Trabalhadores da Higiene Urbana alcançam a atualização do suplemento de insalubridade e penosidade (SIP) nos termos reivindicados!

Na noite de 24 para 25 de maio e na manhã de 25 do mesmo mês, os trabalhadores da limpeza e higiene urbana da CML, do período noturno e diurno, concentraram-se na Praça do Município.

A vigília para o período noturno e o plenário para o período diurno convocados pelo STML, teve como objetivo a entrega ao Presidente da CML do Caderno Reivindicativo dos trabalhadores - cantoneiros e condutores - deste setor de atividade. Dos problemas identificados, propostas de solução e principais reivindicações, destacamos as seguintes:

1. A atualização do SIP para cantoneiros e condutores, como a legislação atual determina (para 4,99€), considerando ainda os retroativos a janeiro de 2021;

2. Pagamento do SIP no período de férias, com retroativos a janeiro de 2021;

A delegação do STML, da qual também fez parte o STAL, foi recebida pelo Presidente Carlos Moedas e pelo Vice-Presidente Anacoreta Correia. Das principais reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente sobre o SIP, ficou

assumido o seguinte:

* Acordo sobre a atualização do suplemento para o valor máximo - 4,99€ - cantoneiros e condutores;

* Acordo sobre o pagamento dos retroativos de 2021 até agora, no máximo até o próximo mês de agosto;

* Acordo sobre o pagamento dos meses de férias de 2021 e 2022 em janeiro do próximo ano.

Foram assim totalmente alcançadas as principais reivindicações dos trabalhadores. Os compromissos assumidos com a CML foram celebrados em ata, assinada por ambas as partes (STML e CML).

Uma saudação muito especial a todos os trabalhadores da higiene e limpeza urbana que souberam, no momento necessário, dar uma resposta à altura dos acontecimentos. Com confiança, organização e unidade, somos e seremos sempre mais fortes!

O Sindicato continuará agora, com mais força confiança, os vários processos reivindicativos que procuram solucionar e dar resposta a tantos outros problemas que diariamente afetam os profissionais deste serviço público municipal.

Fonte: STML