31 de Maio - Plenário nacional da estrutura sindical das empresas de distribuição e concentração junto à sede da APED

A DN do CESP e os delegados sindicais das empresas de distribuição irão reunir-se em plenário, no Hotel Mundial (Lisboa), e após o plenário, pelas 15h15, irão deslocar-se até à sede da APED, na Rua Alexandre Herculano, onde será entregue à associação patronal a resolução aprovada pela estrutura sindical.

Este plenário realiza-se no seguimento do processo de negociação para revisão do Contrato Colectivo de Trabalho com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), onde os patrões continuam a insistir na introdução de regime de banco de horas para todos os trabalhadores e na manutenção dos baixos salários. Os delegados e dirigentes sindicais irão discutir as melhores formas de prosseguir neste processo, assente na unidade e luta dos trabalhadores e sem retirada de direitos.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) continua a defender o aumento dos salários de todos os trabalhadores e a valorização das carreiras profissionais, bem como uma carreira para os operadores de armazém equiparada à dos trabalhadores das lojas. Não aceitamos a desregulação dos horários de trabalho.

Os trabalhadores do sector, mesmo elevados a essenciais durante um período particularmente difícil para o país, continuam a ser vítimas de uma exploração desmesurada, agravada pelo aumento do custo de vida, sem qualquer valorização do seu trabalho por parte de um patronato que soma lucros milionários. A situação não é tolerável.

Fonte: CESP