Hotel Portobay FalésiaHOTEL PORTOBAY FALÉSIA: LUTA SINDICAL CONQUISTA MELHORIAS PARA OS TRABALHADORES

A intervenção do Sindicato da Hotelaria do Algarve e a luta que os trabalhadores do Hotel PortoBay Falésia vêm desenvolvendo desde o ano passado culminou na passada quarta-feira, dia 1, com a reintegração de duas das quatro cozinheiras que tinham sido ilegalmente despedidas. As outras duas cozinheiras já tinham voltado aos seus postos de trabalho no passado dia 2 de Maio. A juntar às mais de duas dezenas de empregadas dos andares e trabalhadores de outras secções, que em Agosto do ano passado deixaram de ter vínculos precários, são quase 30 trabalhadores que foram integrados no quadro de efectivos do hotel por acção do sindicato.

Esta situação é um reflexo claro daquilo que se passa no sector do Turismo, onde a maioria dos trabalhadores estão sujeitos à precariedade dos vínculos laborais por falta de fiscalização da Autoridade para as Condições no Trabalho, que devia de ter um papel activo na identificação destas irregularidades e usar todos os meios à sua disposição para garantir o cumprimento da legislação e dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente, o direito ao trabalho estável com direitos, conforme consagra a Constituição da República Portuguesa.

Além da luta contra a precariedade dos vínculos laborais, que é usada pelo patronato para reduzir salários e direitos, também foi possível conquistar aumentos salariais de 3% e 5% em Agosto do ano passado e outro aumento em Janeiro deste ano. Entretanto ainda falta a administração repor o pagamento do trabalho prestado em dias feriados com o acréscimo de 200%, que também está a ser reivindicado pelo sindicato.

No próximo dia 7 de Junho os trabalhadores vão reunir em plenário para analisar a situação social actual e as propostas reivindicativas para 2022 a apresentar à administração.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve congratula-se com os resultados obtidos até ao momento neste hotel e apela aos trabalhadores para reforçarem a sua unidade e organização para dar continuidade à luta pela melhoria dos salários e dos direitos. O brutal aumento do custo de vida que se está a verificar, devido ao aproveitamento que os grandes grupos económicos e financeiros fizeram da pandemia e agora estão a fazer da guerra e das sanções por si defendidas, exige uma forte unidade e determinação dos trabalhadores para contrariar a estratégia de empobrecimento e exploração que o patronato tem em curso para aumentar ainda mais os seus lucros.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve