A Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa decidiu lançar um abaixo-assinado, a exigir solução para o problema da intensificação das cargas e dos ritmos de trabalho. Em causa - como se refere num comunicado que a Comissão Sindical emitiu ontem - está a degradação das condições de trabalho e da saúde dos trabalhadores.

Nas linhas de produção, o facto de as cargas e os ritmos de trabalho terem vindo a acentuar-se leva a que os trabalhadores se sintam cada vez mais exaustos no final de cada jornada.

Os ritmos extenuantes a que estão sujeitos são agravado pela organização dos horários, por turnos rotativos, que não permitem uma boa recuperação física e psicológica e cujas consequências para a saúde são conhecidas e estão comprovadas cientificamente.

Os mixes nas linhas de produção, a falta de trabalhadores nas equipas e a recuperação das paragens, por falhas dos robots, contribuem para acentuar o esforço exigido, aumentando o desgaste dos trabalhadores e da sua saúde.

Assim ocorrem ainda mais casos de doenças profissionais e lesões derivadas do trabalho, cuja única justificação é o aumento do lucro através da exploração.

Os trabalhadores revelam um grande sentimento de descontentamento e exigem respostas aos seus problemas por parte da administração.

No comunicado defende-se ainda a necessidade de um aumento intercalar dos salários, para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores, face ao aumento do custo de vida, assente na especulação.

Fonte: Fiequimetal