SINTTAV E STCC UNIDOS!

TRABALHADORES DE CALL CENTER UNIDOS!

PELO AUMENTO DOS NOSSOS SALÁRIOS!

PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA PROFISSÃO! Aos Trabalhadores e Trabalhadoras de Call Center;

Em Portugal já somos mais de 104 mil (o número não é inventado ou empírico, é a APCC que o confirma) pessoas a trabalhar em call centers para algumas das maiores empresas de outsourcing do país e do mundo. Teleperformance, Randstad, ALTICE/Intelcia, Sitel, Concentrix, Armatis, Manpower, Talenter, Vertente Humana, Kelly, Egor, entre muitas outras.

Estamos presentes em todas as áreas essenciais para a vida das pessoas, desde a Saúde, Energia, Telecomunicações, Transportes, Banca e Seguros, até às gigantes da Tecnologia.

Somos a(s) voz(es) do Facebook, do Google, da Apple, da MEO, da NOS, da NOWO, da Caixa
Geral de Depósitos, do Santander, da Tranquilidade, da Metlife, da EDP, e até da Saúde 24 e
Segurança Social, e de tantas outras “marcas” e serviços, para Portugal e para todo o mundo.

Viemos de diversos sítios e falamos e trabalhamos nas mais variadas línguas. Mas todos partilhamos o facto de termos uma profissão que não só não é regulamentada, como nem sequer é reconhecida em Portugal.

Temos em comum sermos todos e todas trabalhadoras com contratos de trabalho precários, mal pagos e sem progressão salarial, apesar de nos serem “arrancados da pele” os milhares de milhões de lucros gerados todos os anos no sector.

Continuamos a ser tratados como números, como “máquinas”, e vistos como descartáveis. Não somos números, não somos máquinas, nem somos descartáveis!

Somos Pessoas e somos Trabalhadores!

Exigimos do Governo e Patrões:

- O reconhecimento e regulamentação da nossa profissão!

- Salários condizentes com a responsabilidade, desgaste e importância do trabalho que fazemos! Salários dignos que cheguem até ao fim do mês!

- Salários que progridam e aumentem de acordo com o crescimento e importância económica do sector, funções desempenhadas e antiguidade, bem como aumento do custo de vida!

- A diminuição do tempo normal de trabalho de 40 para 35 horas semanais, regulamentação e pausas obrigatórias mínimo de 10 minutos por hora, e fim do assédio e ritmo desumano de trabalho, obrigando a que haja espaçamento mínimo entre chamadas!

- Sermos efectivos nas empresas que realmente representamos, e deixarmos de ser explorados pelas empresas de outsourcing e centenas de empresas de trabalho temporário, que apenas existem para ficar com a maior parte da riqueza que geramos, condenando-nos a uma vida de precariedade, assédio, depressão e incerteza sem fim!

O fim da chantagem relativamente aos “incentivos” e “prémios de desempenho”, e que os mesmos passem a ser integrados nos subsídios de férias e “natal”, além dos subsídios de doença e/ou desemprego!

- A revisão da regulamentação do teletrabalho que vá além da que entrou em vigor em Janeiro deste ano, desde logo, na devida e simplificada compensação com um valor fixo e uniforme das despesas que as grandes empresas e multinacionais do sector transferiram directamente para os Trabalhadores.

- Atribuição do subsídio de refeição obrigatório para todos, e pela concretização na prática, da saúde e segurança no trabalho, e direito à participação e representação sindical em defesa de todos os Trabalhadores, também em teletrabalho!

- A negocição de um Instrumento de Contratação Colectiva aplicável a todas as Empresas de Trabalho Temporário/Outsourcing, porque não é admissível a existência de mais de 100.000 trabalhadores sem estarem abrangidos por um tal instrumento. É o maior sector profissional em Portugal nestas condições.

A existência de um Instrumento de Contratação Colectiva no sector, entre outros aspectos, significa:

A uniformização dos Salários, das categorias, dos abonos e subsídios.

Carreiras com evolução profissional.

A negociação e Uniformização de um importante conjunto de direitos.

SINTTAV e STCC unem-se para exigir e fazer cumprir a regulamentação de TODO o sector, que Governo e Patrões têm sucessivamente “adiado”

Comprometemo-nos a levar estas e muitas outras exigências, através duma proposta única e conjunta de Contrato Colectivo de Trabalho para todos os Call Centers, ao Governo, ao Ministério do Trabalho, à Assembleia da República, e à APCC (Associação Portuguesa de Contact Centers), e apelamos a que mais organizações representativas dos trabalhadores se juntem a nós.

E em breve e CONTIGO, levaremos esta Luta para as empresas, para a rua, para a frente da AR se preciso for, onde as nossas centenas de milhares de vozes, serão uma só!

O SINTTAV e o STCC decidiram constituir um Grupo de Trabalho, para ir analisando e planificando a aplicação das medidas que em cada momento melhor sirvam a defesa dos trabalhadores.

Damos este importante passo por todas e todos, mas para termos Força precisamos de Todas e Todos! Precisamos uns dos outros, Precisamos de Ti!

Fonte: SINTTAV - STCC