Trabalhadores da Sonae entregam Abaixo-assinado à empresa, dia 8 de Junho às 11h30 no Continente de Matosinhos

Em Fevereiro, os trabalhadores da Sonae lançaram um abaixo-assinado contra as avaliações discriminatórias do grupo. Os trabalhadores exigem a revisão do modelo de avaliações, nomeadamente, os critérios para os aumentos salariais. O modelo actual cria situações de discriminação salarial, penalizando muitos trabalhadores injustamente, por motivos não relacionados com o trabalho efectuado.

Esta discriminação visa criar a aparência que a empresa procede a aumentos salariais, quando na verdade, esses aumentos não são para todos, com a maioria dos trabalhadores a receberem o Salário Mínimo Nacional ou pouco mais que isso.

Para além disso, os trabalhadores opõem-se à postura do grupo Sonae que rejeitou todos os pontos dos cadernos reivindicativos apresentados pelos trabalhadores no final de 2021.

Numa altura que se saí de um difícil momento para os trabalhadores, causado pela pandemia e aproveitada pelas empresas para aumentar a exploração, para entrarmos noutro, provocado pela inflação e o aumento do custo de vida, não podem os trabalhadores continuar a ser tratados sem respeito por parte da Sonae, apesar de serem estes os responsáveis pelos lucros de 268 milhões de euros em 2021, o valor mais alto em 8 anos. Lembrar ainda que a Sonae recebeu 448.357 euros do Estado devido a ter um grande número a receber o SMN.

Destes lucros e apoios, os trabalhadores pouco ou nada viram.

Como fica demonstrado na recolha de assinaturas feita nos locais de trabalho, os trabalhadores rejeitam este modelo e esta forma de agir por parte do grupo Sonae.

Trabalhadores da Sonae entregam Abaixo-assinado à empresa, dia 8 de Junho às 11h30 no Continente de Matosinhos

Nesta acção de luta, estará presente a Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

FONTE: CESP