Hospital Universitário de São João Porto 35OPÇÃO ELEITA DEU UM AUMENTO SALARIAL AOS TRABALHADORES QUE AGORA QUER RETIRAR

A concessionária do serviço de refeições dos bares dos hospitais São João, Pedro Hispano, Santos Silva e outros, Opção Eleita, Lda.ª, aumentou os salários dos mais de 60 trabalhadores no passado mês de maio de 705 para 755 euros;

Agora, a empresa está a dizer aos trabalhadores que foi engano, que aplicou uma contratação coletiva que não era aplicável, pelo que pretende retirar o aumento salarial, e está a pressionar os trabalhadores para estes assinarem um acordo de redução salarial.

Os trabalhadores recusaram assinar tal acordo, mas a empresa insiste que lhes vai retirar o aumento mesmo sem o seu acordo.

Ora, para além de ilegal, é imoral e injusto o comportamento da empresa.

A Opção Eleita, Ld.ª tem direito à opção de aumentar o salário, mas não tem direito à opção de reduzir o salário

O sindicato solicitou aos hospitais em causa para que que intercedam junto da empresa no sentido de que tal ilegalidade e injustiça não venha a concretizar-se.

É inacreditável que perante um aumento brutal dos preços de bens de consumo de primeira necessidade e do bloqueio da contratação coletiva por parte das associações patronais da restauração, uma empresa ouse retirar um aumento salarial, ainda por cima tão baixo e para salários tão baixos.

O sindicato não pode deixar de denunciar publicamente tal comportamento ilegal e a todos os níveis reprovável

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte