1autoeuropaCerca de 2000 trabalhadores subscreveram o abaixa-assinado por melhores condições de trabalho nas linhas de produção da VW Autoeuropa, anunciou a Comissão Sindical do SITE-SUL VW Autoeuropa.

A Comissão Sindical do SITE-Sul saúda o empenho de todos os trabalhadores da produção e outros departamentos, na luta por melhores condições de trabalho nas linhas de produção através da subscrição do abaixo-assinado, lançado para esse efeito.

O número alcançado em cerca de 2000 assinaturas, comprova o grande descontentamento que existe no seio dos trabalhadores, face aos ritmos e cargas de trabalho extenuantes e às pressões a que estão sujeitos diariamente, para que se atinjam os objetivos da produção impostos pela administração.

O SITE-Sul desde à muito que vem a alertar para esta situação e a revindicar a tomada de medidas para que se melhore as condições de trabalho, para que se contenha e anule o impacto negativo na saúde dos trabalhadores e o aumento do já elevado número de trabalhadores com doenças profissionais e lesões músculo-esqueléticas derivadas dos ritmos e cargas de trabalho exaustivos a que estão sujeitos diariamente.

OS TRABALHADORES EXIGEM MEDIDAS!

O reforço das equipas e abertura de estações, a melhoria das condições ergonómicas, da manipulação de cargas pesadas, das ferramentas de trabalho, a manutenção preventiva aos equipamentos, a revisão dos MIX's penosos nas linhas de produção, são algumas medidas exigidas e urgentes para melhorar as condições de trabalho nas linhas. Tal comoos processos de optimização não podem servir para eliminar postos de trabalho, mas sim para melhorar as condições de trabalho e aliviar as cargas de trabalho.

Os trabalhadores exigem também ser valorizados e repudiam serem tratados como apenas números ou meras peças de uma engrenagem que servem apenas para atingir os objetivos da administração a qualquer custo.

Neste sentido a Comissão Sindical vaí solicitar na próxima semana uma reunião à Administração para entregar o abaixo-assinado, discutir estas matérias e exigir medidas urgentes que salvaguardem a saúde dos trabalhadores e melhorem as condições de trabalho.

Através da FIEQUIMETAL vamos também dar conhecimento do abaixo-assinado, número de assinaturas e da situação em Palmela ao IGMETALL na Alemanha.

DIA 7 DE JULHO. TODOS A LISBOA CONTRA O AUMENTO DO CUSTO DE VIDA!

A CGTP-IN convocou para o dia 7 de Julho uma grande jornada de luta em Lisboa, com concentração no Marquês de Pombal pelas 15.00 horas. São urgentes e necessárias medidas para combater o aumento do custo de vida assente na especulação que visa apenas uma maior acumulação de lucros por parte dos grandes grupos económicos e das grandes empresas. Pela valorização dos trabalhadores e aumento dos salários a Comissão Sindical apela à participação de todos por melhores salários, melhores condições de vida e de trabalho. HÁ PRÉ-AVISO DE GREVE PARA ESTE DIA!

Fonte: Comissão Sindical do SITE-SUL VW Autoeuropa