Nos plenários de trabalhadores da Caetano Bus, em Gaia e em Ovar, dia 15, ficou bem demonstrado que há grande descontentamento e revolta, devido aos valores dos aumentos salariais decididos pela administração para o ano de 2022. Para dia 29, quarta-feira, estão convocadas uma greve e uma concentração na sede da empresa.

Os trabalhadores da Caetano Bus (Grupo Salvador Caetano) sentem que, ao longo dos anos, a degradação do valor do seu salário tem agravado as suas condições de vida e que, neste momento de aumento do custo de vida, torna-se imperioso haver aumentos dignos - como se refere num comunicado do SITE Norte.

Outro motivo de revolta é a discriminação salarial, nomeadamente nos aumentos salariais, com trabalhadores que não tiveram nenhum aumento, a outros que tiveram aumentos de quatro, cinco ou sete euros.

A desmotivação é ainda maior, porque a empresa precisa de mão-de-obra, mas não consegue recrutar trabalhadores com os salários que pratica. Por isso, são pagos salários de entrada superiores aos que auferem os trabalhadores que têm 10, 15 ou 20 anos de serviço.

A desvalorização das carreiras profissionais é mais um motivo de revolta, tanto mais, quanto se trata da empresa que preside a uma das maiores associações patronais do País (a ACAP) e, desta forma, tem responsabilidades no bloqueio da contratação colectiva, com o qual é urgente e necessário acabar.

A greve de 29 de Junho vai realizar-se das 14 às 17 horas. Nesse período, os trabalhadores vão concentrar-se no exterior das instalações.

FONTE: FIEQUIMETAL