Os trabalhadores das Tintas Robbialac vão iniciar uma greve ao trabalho extraordinária, vão manter os plenários à porta da fábrica e admitem decidir novas formas de luta, contra a imposição de um por cento e a recusa patronal de negociação com o SITE CSRA.

As decisões saíram de um plenário, realizado no dia 23, à porta da sede da Robbialac e da fábrica, em Vale de Lide, São João da Talha (Loures).

Aqui ficou demonstrado, mais uma vez, o descontentamento dos trabalhadores face à aplicação de uma actualização salarial de um por cento, também imposta para outras matérias pecuniárias.

A administração continua a evitar ao máximo o cenário de negociação com a Comissão Sindical e com a Direcção do SITE CSRA.

Há vários anos, na primeira reunião de negociação, os representantes patronais colocam valores muito abaixo das reais possibilidades da empresa, tal como comprovam os resultados líquidos oficialmente publicados.

O sindicato avisa ainda que os trabalhadores estão cansados da sobrecarga de trabalho a que estão sujeitos, com recurso abusivo ao trabalho extraordinário, pelo que decidiram iniciar uma greve a este regime de trabalho.

Foi aprovada e apresentada à administração uma resolução, afirmando a decisão de continuar com os plenários centralizados à porta da sede da empresa, a fim de decidir novas formas de luta, caso a empresa não altere a sua posição.

Os trabalhadores e o sindicato exigem aumentos salariais que permitam fazer face às crescentes dificuldades relacionadas com a escalada dos preços.

FONTE: FIEQUIMETAL