Trabalhadores da Dia Portugal em Greve

Despedimento colectivo é evitável - Continuamos em luta pelos postos de trabalho!

Concentrações às 11h30 junto às lojas:

- Do Amial no Porto

- S. João da Madeira no Distrito de Aveiro

- Av. Luís Bivar em Lisboa

Os trabalhadores da Dia Portugal vão estar amanhã, dia 4 de Agosto de 2022, em greve pela defesa dos postos de trabalho, contra o despedimento colectivo e o encerramento de lojas.

A Empresa Dia Portugal Supermercados S. A., decidiu iniciar um processo de despedimento colectivo envolvendo 181 trabalhadores e o encerramento de 25 locais de trabalho.

O CESP foi impedido de participar nas reuniões de informação sobre o despedimento colectivo, o que nos obrigou a recorrer aos serviços do Ministério do trabalho para, no âmbito da prevenção de conflitos, obtermos informações sobre os impactos deste processo, nos trabalhadores e na empresa. A reunião aconteceu no dia 29 de Julho de 2022.

É posição do CESP e dos trabalhadores de que este despedimento é evitável! Há falta de trabalhadores nos diferentes locais de trabalho. As necessidades existentes de trabalhadores para garantir o bom funcionamento das lojas que continuam abertas ao público conseguiria absorver uma boa parte dos trabalhadores.

A par disso, perante o momento sócio económica que vivemos, consideramos que a valorização dos trabalhadores e a sua estabilidade é factor fundamental para reabilitar a imagem e a credibilidade da empresa, como loja de proximidade, junto dos clientes.

O CESP considera que é urgente travar este processo e defender os postos de trabalho, em defesa do futuro da empresa e dos trabalhadores e suas famílias!

Fonte: CESP