INÍCIO DA CARAVANA EM DEFESA DOS PLANOS DE SAÚDE E DOS SALÁRIOS!

Os Sindicatos da Frente Sindical, decidiram voltar a percorrer o país para realizar plenários em todos os maiores locais de trabalho do continente e ilhas.

Decidimos que estes plenários se realizam, regra geral à porta dos edifícios, para os beneficiários que não estão no activo poderem participar.

O objectivo é continuar o debate e o esclarecimento e mobilização sobre dois temas, Planos de saúde e Aumentos salariais intercalares.

Planos de saúde

Relativamente aos Planos de Saúde o objectivo da Adm. da Altice é dar uma tremenda machada nos Planos de Saúde com as pretensas e brutais alterações, com as consequências daí resultantes para os Beneficiários.

TALVEZ OS BENEFICIÁRIOS PENSASSEM QUE A ADM. DA ALTICE NÃO FOSSE CAPAZ DE IR TÃO LONGE NO ATAQUE AOS 3 PLANOS DE SAÚDE, MAS O RESULTADO ESTÁ A VISTA.

Por um lado, é uma desumanidade sem limites, embora já estejamos habituados, porque tem sido a prática desde sempre.

A situação económica da empresa está de boa saúde e tem sempre aumentado as receitas, mas a resposta aí está, e agora com dados concretos que não deixam dúvidas da situação que os sindicatos da Frente sindical informaram e esclareceram nos plenários feitos anteriormente.

Nunca os trabalhadores melhoraram as suas condições de trabalho e defenderam os seus direitos, sem se mobilizarem e intervindo!

Aumentos salariais intercalares

Os sindicatos da “Frente Sindical” apresentaram no dia 3 de Julho à administração da ALTICE uma proposta nesse sentido, traduzida no seguinte:

1. Aumento intercalar de 50€ em cada salário base, com efeitos a 01.07.2022;

2. Salário mínimo praticado no Grupo com o valor de 835€, com efeitos a 01.07.2022.

A resposta da empresa foi negativa, informando que não iam rever os salários nesta altura.

Na reunião do passado dia 25 de Julho com a CEO, esta afirmou que o assunto estava a ser estudado.

NO DIA 2.9.2022, A FRENTE SINDICAL VOLTOU A QUESTIONAR A CEO, SE JÁ TINHAM CONCLUÍDO O ESTUDO E TRANSMITINDO QUE ESPERÁVAMOS QUE A CONCLUSÃO FOSSE NO SENTIDO DA APLICAÇÃO DOS AUMENTOS PROPOSTOS.

A resposta chegou no dia 8 de Setembro a qual transcrevemos.

À

Frente Sindical

SINTTAV/SNTCT/STT/FE/SINQUADROS

Assunto: Resposta à proposta de aumentos salariais intercalares

Exmos. Senhores,

Em resposta à proposta de aumentos salariais intercalares que essa Frente Sindical dirigiu à CEO, Dra. Ana Figueiredo, cumpre à Direcção de Recursos Humanos informar que o Comex tem vindo a acompanhar atentamente os impactos da inflação ao nível dos diversos stackholders da Altice.

No que respeita especificamente aos trabalhadores, o acompanhamento é realizado através de análises comparativas com o mercado, por forma a que se possa actuar nas situações de maior criticidade. Nesse sentido, temos vindo a proceder a diversas revisões salariais, as quais terão impacto, sobretudo, no 4o trimestre, não estando, de momento, previstas actualizações salariais generalizadas.

Os melhores cumprimentos,

Direcção de Recursos

Nota. A resposta e atitude da Adm. da Altice, revela mais uma vez a sua total aversão à procura de soluções através do diálogo social, o único caminho que conhece é o do "posso, quero e mando, como se Portugal fosse uma "República de bananas", sem leis, como aquela de onde a CEO regressou, mas engana-se que cá a situação é diferente.

Além do mais, esta resposta configura uma discriminação de trabalhadores, que irá ter naturalmente a sua resposta adequada e no lugar certo.

Será que para a Adm. a inflação não abrange todos os trabalhadores da mesma maneira?

PARA A FRENTE SINDICAL ESTÁ MUITO CLARO QUE AS NOSSAS REINVIDICAÇÕES, POR MAIS JUSTAS QUE SEJAM, NÃO SE ALCANÇAM SEM RESPOSTA E INTERVENÇÃO DOS TRABALHADORES/BENEFICIARIOS

A LUTA NÃO É SÓ FEITA PELOS DIRIGENTES SINDICAIS

A LUTA SÓ FAZ SENTIDO E PODE TER RESULTADOS, SE TIVER A ADESÃO DOS TRABALHADORES

A LUTA CONTINUA NA ALTICE E NA RUA!

Fonte: STT