Para não explicarem por que razão não querem dar a palavra aos trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, em plenário, aqueles que pretendem saltar etapas usam os argumentos do costume. Mas o que se vê bem claro é a tentativa patronal de obter novos apoios públicos.

O SITE Sul reafirmou ontem que continua empenhado em conseguir, em conjunto com os trabalhadores, um aumento extraordinário dos salários que reponha o poder de compra.

Impõe-se discutir em plenário de trabalhadores a proposta insuficiente que, mesmo assim, só foi apresentada depois de realizada a greve de 17 e 18 de Novembro.

Num comunicado, intitulado «Os trabalhadores merecem mais», a Comissão Sindical do SITE Sul chamou a atenção para três pontos relevantes:

• A VW Autoeuropa produz o T-ROC, um dos modelos mais vendidos actualmente pela marca Volkswagen, comprovado pelo mercado e pelo elevado volume de produção, ritmos intensos e cargas de trabalho a que os trabalhadores são sujeitos diariamente;

• Apesar das adversidades (como a pandemia, a crise dos semicondutores e a guerra), a VW Autoeuropa manteve sempre elevados níveis de produção e, consequentemente, financeiros. E vai voltar a superar as metas e as suas próprias previsões de produção (204 mil unidades), podendo vir a atingir mais de 230 mil unidades, o que fará de 2022 um dos melhores anos de sempre;

• A VW Autoeuropa - que beneficiou de diversos apoios e benefícios de largos milhões de euros, concedidos pelo Estado às empresas, como o lay-off simplificado e outras medidas, nos tempos mais recentes - volta agora a tentar beneficiar de novas medidas disponibilizadas pelo Governo, referentes ao IRC, com uma proposta de aumento salarial que fica uma décima acima do mínimo previsto para aceder a tal apoio.

Perante estes factos, o sindicato sublinha que os trabalhadores merecem mais e a administração tem condições para o fazer!

Fonte: Fiequimetal