Perante a falta de interesse patronal em dar passos concretos para um acordo na Schindler Ascensores e Escadas Rolantes sobre aumentos salariais e outras reivindicações, a Comissão Intersindical da Fiequimetal decidiu realizar plenários de trabalhadores, para analisar o rumo das negociações e novas acções de luta.

A 23 de Maio, numa reunião no Ministério do Trabalho, requerida pelos sindicatos SITE Norte, SIESI, SITE Centro-Norte e SITE CSRA, no âmbito da prevenção de conflitos laborais, a direcção da Schindler demonstrou total falta de interesse em chegar a um entendimento e não apresentou garantias escritas para a melhoria dos salários e recuperação do poder de compra.

Isto ocorreu depois da grande acção de luta de 24 de Abril, porque a direcção não apresentou uma contraproposta, para as matérias colocadas pelos trabalhadores, designadamente a melhoria dos salários, o Regulamento Nacional de Piquete (e a decisão do Tribunal Europeu sobre o tempo de deslocação), o fim da avaliação de desempenho para efeitos de aumentos salariais.

A Schindler não pode ignorar que muitos destes trabalhadores tiveram uma pequena actualização ou simplesmente não levaram aumentos. Com a sua posição, mantém a discriminação entre trabalhadores que executam as mesmas funções.

Num comunicado em divulgação, a Comissão Intersindical afirma que, com a organização sindical, o aumento da sindicalização, uma forte adesão aos plenários e uma participação massiva nas próximas lutas, será possível derrotar tal postura antinegocial.

Os plenários estão marcados para os dias 20 a 23, em Lisboa, Porto, Coimbra, Algarve e regiões autónomas.

Fonte: Fiequimetal

Sem aumentos salariais a luta vai continuar na Schindler