Caixa dos Ferroviários de 1927Ontem, uma delegação do SNTSF/FECTRANS e da Inter-reformados deslocou-se à Secretaria de Estado da Segurança Social para questionar sobre a actualização das pensões dos beneficiários da Caixa dos Ferroviários de 1927, tendo obtido a informação que o despacho já foi aprovado pelo respectivo Secretário de Estado e enviado para se dar andamento ao processo.

Esta informação foi prestada pelo Chefe de Gabinete do Secretário de Estado, que não garantiu nenhum prazo, esperando que seja mais o mais breve possível, mas isso depende do processamento informático, que já não depende da Secretaria de Estado.

Sem prejuízo de uma análise do despacho que nos ficaram em enviar, deu para constatar na conversa havida, que para efeitos de actualização não foi considerado o ano de 2018, ano em que se verificou a primeira actualização dos trabalhadores do activo após 2009, com o argumento que não receberam essa informação da CP, tendo a delegação, novamente, deixado a cópia do acordado naquele ano.

Agora o que importa é que o processamento se faça o mais rápido possível e veremos depois o que fazer face ao conteúdo do despacho.

Relativamente a este regime especial, estão outras duas questões em aberto, o do pagamento do subsídio de funeral que entendemos têm direito e do da integração destes beneficiários do regime normal da segurança social, assunto que iremos manter em aberto com este e com o futuro governo.

Fonte: FECTRANS