Solidariedade dos médicos com os trabalhadores do Global Media GroupA FNAM manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores do Global Media Group (GMG), proprietária, entre outros, dos meios de comunicação social como o Jornal de Notícias (JN), o Diário de Notícias (DN), a rádio TSF, o desportivo O Jogo, que vão estar em greve no próximo dia 10 de janeiro, com protestos marcados para Lisboa e Porto. Jornalistas, gráficos, técnicos de várias áreas, estão em luta contra os salários em atraso e a tentativa de despedimento de mais de 200 trabalhadores.

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) enviou ao Sindicato dos Jornalistas (SJ), ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte) e ao Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) uma nota de solidariedade com a greve agendada para o dia 10 de janeiro e para os protestos convocados para Lisboa e Porto.

Em Lisboa, o protesto está marcado para as 09h00, na escadaria da Assembleia da República, enquanto o ministro da Cultura em gestão, Pedro Adão e Silva, responde numa audiência da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, que discute a situação no GMG, às 10 horas. Após a saída do ministro, jornalistas, técnicos e demais trabalhadores deslocam-se para as Torres de Lisboa para se concentrarem e manifestarem, a partir das 14 horas, junto à sede do grupo. No Porto, o protesto está agendado para a sede atual do JN, no cruzamento entre a rua de Monte dos Burgos e a rua Henrique Medina, a partir das 09h30. À tarde, ainda no Porto, está marcada uma concentração junto à histórica e simbólica sede do JN, na rua de Gonçalo Cristóvão, com os trabalhadores a irem até à praça General Humberto Delgado, onde está marcada uma concentração em frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto.

Partilhando da ideia de que “Sem uma Comunicação Social forte, isenta e transparente seremos uma Democracia amputada e amordaçada”, a FNAM não esquece também o papel que os jornalistas têm desempenhado no esclarecimento da luta dos médicos em defesa do SNS, e em particular o papel que JN, DN e TSF e O Jogo representam no panorama da comunicação social em Portugal.

Fonte: FNAM