Nas empresas públicas onde os trabalhadores têm sido confrontados com a degradação dos seus salários, o governo para 2024 repete a mesma receita, com a imposição de actualizações salariais inferiores à inflação.

Perante uma inflação em 2023 de 4,3%, com o aumento das rendas em 6,94% e com um brutal aumento das taxas de juros, o governo determinou e mandou publicar uma actualização da massa salarial global nas empresas públicas de 5%, tendo como referência para os salários o valor de 3%.

De referir que na massa salarial global se incluem as progressões profissionais e as actualizações de outras rubricas decorrentes das convenções colectivas e o que sobrar é que será para salários.

O aumento significativo dos salários também nas empresas públicas é estratégico para as mesmas, para fixar os actuais trabalhadores e para criar as condições para o recrutamento de novos.

As empresas não funcionam sem trabalhadores e estes têm de ver valorizadas as suas condições de trabalho e, tendo em conta as responsabilidades e conhecimentos que são exigidos, os salários têm que se distanciar do SMN, caso contrário iremos continuar a ter a realidade de falta de trabalhadores, com o agravamento das condições de trabalho daqueles que, diariamente com o seu empenho, asseguram um serviço de qualidade, dentro dos condicionalismos com que são confrontados.

Fonte: FECTRANS