Concentração de docentes no Pólo A da ESEnfC

Terça-feira, 27 fev., às 10:00 horas

Pela valorização salarial dos docentes!

As carreiras do Ensino Superior são das mais penalizadas dentro da administração pública. Como é reconhecido, os salários do ensino superior perderam 15 a 20% do poder de compra desde 2010. E vão continuar a perder com o aumento de 3% para 2024 que volta a não compensar o valor da inflação passada!

Isto decorre por um lado de sucessivas atualizações salariais abaixo da taxa de inflação. Mas decorre também do nosso sistema de avaliação que é profundamente injusto face às restantes carreiras. Segundo os estatutos das carreiras, a progressão é automática apenas para aqueles que obtenham excelente durante seis anos seguidos. Para os restantes que acumulem 10 pontos, a subida de escalão depende da publicação de um despacho conjunto entre o MCTES e o ministério das finanças que nunca foi publicado!

Existem situações com docentes que não progridem há mais de 20 anos, apesar de muitos acumularem perto de 30 pontos. Ou seja, enquanto a generalidade dos trabalhadores da função pública progride com 10 pontos (em breve serão 8 pontos) os docentes das instituições de ensino superior continuam parados em virtude da inoperância de sucessivas governos que nunca publicaram o despacho, impedindo assim as instituições de promover a subida de escalão.

Esta situação é inadmissível

Neste sentido, o SPRC/FENPROF leva a efeito uma concentração de docentes e investigadores à porta do Polo A da ESEnfC (Av. Bissaya Barreto), na próxima terça-feira, dia 27/2, às 10:00 horas, onde está confirmada a participação de Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF.

O Sindicato dos Professores da Região Centro agradece, antecipadamente, a atenção dos senhores jornalistas e dos órgãos de comunicação social para esta iniciativa, convidando-os a acompanhá-la no local.

Fonte: SPRCConcentração pela valorização salarial de docentes no Pólo A da ESEnfC