A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, conjuntamente com a FENPROF, o SEP e o STSS, promovem, no dia 5/ de Março, uma concentração de Trabalhadores, Delegados, Dirigentes e Activistas Sindicais, em frente ao Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, pelas 10:30 h.

Em causa está o recuo por parte da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em matérias já consensualizadas em sede de negociação na DGERT/MTSSS referentes ao Acordo de Empresa (AE), processo negocial que decorre desde 2016.

Apesar desta dilação no tempo, resultante do protelamento e da colocação de “entraves” por parte da CVP ao processo negocial em curso alegando a sua Missão Humanitária, o mesmo nunca foi posto em causa pelas partes. Situação que foi completamente alterada com esta comissão negociadora da CVP, que apresenta uma proposta contrária ao que já tinha sido negociado e consensualizado em reuniões negociais anteriores, apresentando uma proposta claramente demonstrativa do recuo negocial e, que incide sobre matérias fulcrais e essenciais para os trabalhadores, como seja: Horários de trabalho; carreiras profissionais e desenvolvimento profissional.

Neste dia, a Federação e as restantes estruturas sindicais vão estar em reunião de negociação com os representantes da CVP, com vista à negociação de um AE que valorize os trabalhadores em termos profissionais e salariais.

Fonte: Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais