Mantem selutaJACProductsO descontentamento contra a política salarial patronal, mostrado pelos trabalhadores da JAC Products Portugal, no Carregado, nos plenários de 21 de Fevereiro, vai ter continuação, assegura o SITE CSRA.

Naquela fábrica fornecedora da indústria automóvel, os trabalhadores estiveram reunidos em plenários, a 21 de Fevereiro.

Mostraram o seu descontentamento contra a política salarial da empresa, que fica longe de dar respostas à perda de poder de compra dos últimos anos e às propostas que constam no Caderno Reivindicativo para 2024.

De forma a prosseguir com o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, para distanciamento do valor do salário mínimo, a Comissão Sindical do SITE CSRA fez várias propostas. Mas, por iniciativa da empresa, os salários voltaram a estagnar e o salário do operário fabril de 1ª continua com uma diferença de apenas 28 euros para o salário mínimo (848 euros).

Em 2022, ano em que o aumento dos preços e os números da inflação foram elevados, a JAC Products teve um aumento de 15%, no volume de vendas, e de 50%, nos resultados líquidos.

Os trabalhadores e a Comissão Sindical vão continuar a reivindicar aumentos salariais que permitam uma maior valorização e que sejam próximos das propostas apresentadas, de 15% com um mínimo de 150 euros.

É de realçar também a falta de respostas da empresa ao abaixo-assinado, entregue pelos trabalhadores no dia 18 de Dezembro de 2023, e a constante ausência do gestor da empresa na mesa negocial, para discutir as matérias da política salarial e ouvir as preocupações dos trabalhadores.

A unidade dos trabalhadores será fundamental! A luta vai continuar! Novos plenários serão agendados!

Fonte: Fiequimetal