recuo direitosDe acordo com o Diário de Notícias (dn.pt), em Portugal já há cinco creches a funcionar à noite ou ao fim de semana, havendo várias em construção com esse objectivo. O Sindicato CESP junta-se aos educadores e psicólogos na preocupação com o impacto que estas creches terão nas crianças, e acrescentamos críticas sobre o que esta realidade mostra sobre o mundo do trabalho, mas também soluções.

“O que fizemos foi dar uma resposta aos pais, às famílias que nos procuravam, e que cada vez mais trabalham por turnos, em horários tardios ou ao fim de semana”, explica o diretor pedagógico Fundação Pão de Açúcar-Auchan. Já Luís Gaspar Costa acredita que este é um caminho sem retorno, o de abrir as creches pela noite dentro e ao fim de semana. “É inevitável. Cada vez mais pessoas trabalham nesses períodos e nós somos uma rede de apoio aos pais e famílias”.

Não, não é inevitável viver assim! O CESP, em nome das/os trabalhadoras/es do sector do Comércio, repudia a inevitabilidade com que a desregulação e desestruturação das nossas vidas são tratadas. O trabalho por turnos, os horários nocturnos e aos fins-de-semana não são uma inevitabilidade — são modos de organização do tempo de trabalho para erradicar onde não forem essenciais e indispensáveis!

“Sempre trabalhei por turnos, e posso dizer que praticamente perdi o crescimento da minha filha mais velha” — é um relato da operária fabril que falou ao DN, mas podia ser o relato de uma parte significativa das trabalhadoras do sector do Comércio, onde as lojas podem estar abertas 7 dias por semana, 365 dias por ano, entre as 6h00 e a meia-noite.

Os psicólogos e educadores de infância parecem concordar: a desregulação das vidas dos adultos têm um impacto negativo no bem estar das crianças e, de acordo com a psicóloga entrevistada pelo DN, estas questões “seriam melhor abordadas se nos focássemos naquela que é a verdadeira questão – como ajudar os trabalhadores a melhor conciliarem a sua vida profissional e familiar?”

O CESP também concorda e, no que ao nosso sector diz respeito, também trazemos soluções: exigimos o encerramento do Comércio aos Domingos e Feriados e a redução do seu período de funcionamento até às 22h!

Portugal tem dos horários de abertura dos estabelecimentos comerciais mais liberalizados da Europa, mas não tem de ser assim! (ver mais: Iniciativa legislativa)

Pelos direitos e saúde das crianças, bem como das suas mães e pais trabalhadoras, esta medida é urgente!

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal