grande distribuicao greve 27 marco aGREVE - 27 MARÇO

Adere e junta a tua voz à luta por melhores condições de trabalho e de vida!

VAMOS À LUTA!

EXIGIMOS

• Aumentos de, pelo menos, 150€ em todos os salários!

• Valorização das carreiras profissionais!

• Manter os direitos já conquistados!

 PATRÕES DAS EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO INSISTEM EM RETIRAR DIREITOS AOS TRABALHADORES - NÃO ACEITAMOS!

 No dia 7 de Março, voltámos a reunir com a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) para conhecer a sua contraproposta às reivindicações dos trabalhadores.

Os patrões insistem em acrescentar ao CCT a possibilidade de contratar trabalhadores a prazo, com contratos até 12 meses, para desempenhar funções que são precisas todos os dias (mudar preços de campanhas, montar campanhas, inventários, etc.), o regime de banco de horas (até 150 horas de trabalho gratuito por ano), e salários mínimos (às carreiras profissionais dos operadores de super/hiper/loja/armazém correspondem salários entre 5 a 25 euros acima do salário mínimo nacional).

NÃO ACEITAMOS A PERDA DE DIREITOS, NEM ACEITAMOS ANDAR PARA TRÁS!

Os Patrões continuam a apresentar-nos propostas inaceitáveis, dificultando a negociação deste CCT, que abrange mais de 150 mil trabalhadores – e bloqueando os aumentos salariais que se impõem!

  • Não aceitamos a contratação de trabalhadores a prazo, por 12 meses, para dar resposta a necessidades permanentes das lojas e armazéns!
  • Não aceitamos a instituição do banco de horas – no nosso CCT, as horas extra são pagas a dobrar, e devem manter-se assim!
  • Não aceitamos trabalhar até 150 horas por ano sem qualquer pagamento – a falta de trabalhadores nas lojas tem de ser resolvida com a contratação de mais pessoal, e com vínculos efectivos!
  • Não aceitamos que as carreiras profissionais dos operadores de super/hipermercado/loja se situem entre 5 a 25 euros acima do salário mínimo nacional.

Fonte: CESP

grande distribuicao greve 27 marco b