minas panasqueira 4389O secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, e o coordenador da Fiequimetal, Rogério Silva, estiveram, esta manhã, às 7h00, com o piquete de greve nas minas da Panasqueira.

Antes da hora de entrada de cada turno, os trabalhadores deverão concentrar-se à entrada da mina (Rebordões, lavaria), em piquete de greve.

Na reunião de dia 11, com o STIM, mediada pelo Ministério do Trabalho, a administração da Beralt Tin and Wolfram (Portugal) deixou claro que continua a não valorizar os trabalhadores. Sem outra opção, o caminho é lutar, entrando em greve a partir de amanhã, dia 14, apelou o sindicato.

A administração apresentou-se na reunião, que ela própria pediu, com a mesma proposta de 6 por cento. Só após insistência alterou a sua posição, continuando muito longe de satisfazer minimamente as justas reivindicações dos trabalhadores.

A BTWP propôs um aumento de 6 por cento no salário-base e um prémio de produção, a pagar acima das 70 toneladas, a vigorar de 1 de Março a 31 de Dezembro.

Como os trabalhadores bem sabem, esta conversa do prémio de produtividade não lhes vai trazer benefícios alguns. Apenas se trata de querer “tapar o sol com a peneira”. O prémio não é fixo e o seu valor é variável. Além disso, sempre que num mês não forem atingidas as 70 toneladas, a diferença é descontada no mês seguinte. Isto acaba por não ser vantajoso e até é penalizador.

Fonte: Fiequimetal.pt