20240318SITEcsra SaicaPack 59jpgOs trabalhadores da unidade de Lisboa da Saica Pack Portugal, organizados no SITE CSRA, estiveram em greve na segunda-feira, dia 18, durante quatro horas por turno, para darem força às exigências de aumento dos salários e melhoria das condições de vida e de trabalho.

A greve foi marcada como resposta à direcção da Saica Pack Portugal que, perante o Caderno Reivindicativo dos trabalhadores, apresentou uma contraproposta de cinco por cento de actualização salarial, com um mínimo de 60 euros, mais 0,50 cêntimos no subsídio de alimentação (de 5,50 para 6 euros). Com isto anunciou que dava as negociações por encerradas.

A proposta da empresa foi considerada manifestamente insuficiente, porque fica aquém do que seria justo e necessário, para que a valorização dos salários permita aos trabalhadores fazer face ao brutal aumento do custo de vida.

Com os trabalhadores, concentrados em frente à fábrica, na Póvoa de Santo Adrião (Odivelas), no primeiro período de greve, estiveram dirigentes do SITE CSRA, o coordenador da Fiequimetal (Rogério Silva) e o secretário-geral da CGTP-IN (Tiago Oliveira).

A greve, a concentração e as intervenções de dirigentes sindicais e de trabalhadores da Saica Pack foram uma demonstração de unidade e disposição para continuar a luta em defesa dos direitos e pela melhoria das condições de vida, exigindo a continuação das negociações do Caderno Reivindicativo 2024.