As trabalhadoras não docentes da EB1/JI da Quinta das Índias, Vila Franca de Xira, estarão em greve na sexta-feira, 22 de Março, e fazem uma concentração da Comunidade Educativa frente à Escola, às 9h00.

Na EB1/JI Quinta das Índias, as trabalhadoras não docentes estão sujeitas diariamente a grande pressão acudindo às inúmeras solicitações, levando-as a grande esgotamento físico e psicológico.

Para mais, com a falta de uma educadora de infância e assistente operacional com funções de auxiliar de ação educativa da mesma sala, a situação ainda se agudizou, levando a que exista substituição de funções docentes, por trabalhadoras não docentes, uma prática ilegal e inaceitável.

A Escola tem um conjunto de crianças com necessidades educativas especiais, que implicam um grande acompanhamento e cuidado por parte dos TND.

Como se tem vindo a denunciar, a denominada “Escola Inclusiva” tem especificidades que não estão a ser acauteladas nem por parte dos Governos, nem pela Autarquia de Vila Franca Xira.

Assim, e porque são necessárias soluções para a Escola EB1/JI Quinta das Índias, as trabalhadoras não docentes estão em luta.

A falta de pessoal não docente é um problema recorrente em todas as Escolas do Agrupamento de Vialonga (e de outras escolas do concelho e do país). No caso concreto foi a determinação e decisão das trabalhadoras não docentes desta escola, que levou a esta ação de luta.

Assim, foi feito um apelo à participação de toda a Comunidade Educativa da EB1/JI Quinta das Índias na Concentração de 22 Março, às 9h00.

Fonte: STFPSSRA