Dando seguimento aos compromissos protocolares, realizou-se ontem (19/3) outra reunião sobre Carreiras, na qual a representação da DRH apresentou um documento ainda muito rudimentar, com “muita parra mas pouca uva”, com um grande conjunto de intenções, mas sem definições concretas.

A DRH continua a afirmar que um dos objectivos da empresa é a diferenciação da Carreia de Gestão e Carreira Técnica, mas sem concretizar qual a estrutura de cada carreira.

O SINTTAV poderá estar de acordo com este princípio, mas é preciso conhecer no concreto que projecto tem a Administração.

Nesta reunião, o SINTTAV defendeu alguns dos princípios prioritários que devem obedecer ao modelo de carreiras a implementar tais como:

Definição do conjunto de carreias que o modelo deve contar.

Estrutura das carreiras, com o conjunto de níveis salariais de cada uma.

Descritivos funcionais rigorosos em relação às funções desempenhadas por cada profissão, o que pode contribuir para se definirem as carreiras necessárias.

Para o SINTTAV é muito claro que para se consensualizar um Modelo de Carreiras adaptado à realidade (o actual remonta 2011 e já saiu torto) e que responda às justas expectativas dos trabalhadores, vai ser um processo moroso, mas para tal é indispensável que exista vontade política da Administração.

Ao mesmo tempo vai ser um processo que exigirá um grande envolvimento de cada uma das partes, com contributos construtivos.

Até à próxima reunião, sindicatos e empresa irão organizar os contributos que cada parte conseguir, porque as negociações são um processo colectivo.

Leia aqui o comunicado do SINTTAV --->>>>