Mais uma vez, a administração da EDP adiou, agora por quinze dias, a negociação para a resolução dos problemas pendentes, anunciada por força da luta. A Fiequimetal usará este tempo para definir uma proposta que corresponda às expectativas dos trabalhadores.

Num comunicado, em distribuição, a federação e os seus sindicatos no Grupo EDP (SITE Norte, SIESI, SITE Centro-Norte e SITE CSRA) afirmam esperar que este adiamento seja motivado pela vontade da nova liderança das Relações Laborais de criar uma proposta que possa realmente resolver os problemas dos trabalhadores e corrigir as injustiças praticadas ao longo dos últimos anos.

No dia 17, reuniu-se o grupo de trabalho da Fiequimetal, para estudar os conteúdos de uma proposta que será abordada com os trabalhadores em plenários e reuniões, a marcar dentro em breve.

Desde o início da vigência deste ACT (2014), sempre se defendeu ser necessário melhorar várias matérias e desfazer as discriminações existentes.

Continua nas mãos da administração corrigir a situação, apresentando, de uma vez por todas, propostas que vão ao encontro das expectativas dos trabalhadores, valorizando as suas carreiras e profissões.

Todos os trabalhadores devem ter a possibilidade de alcançar o topo da carreira antes de chegarem à idade de reforma. Qualquer alteração terá de ter em conta todas as carreiras de todos os níveis.

Apela-se a que todos os trabalhadores se mantenham unidos e mobilizados na luta, pois só assim se poderá obter resultados.

Por força da luta

A negociação com a administração foi retomada no dia 6. A Fiequimetal, no dia seguinte, considerou positiva — e surgida no seguimento da luta que os trabalhadores têm levado avante, com novo ponto alto no dia 10 de Abril (na foto) — a proposta patronal de realizar uma nova série de reuniões para negociar temas em aberto, incluindo a carta reivindicativa e as progressões de carreira no futuro.

Contudo, foi desde logo deixado um alerta aos trabalhadores: é indispensável não baixar a guarda e manter a unidade, designadamente no prosseguimento da luta, dando cumprimento ao pré-aviso de greve para este mês.

Fonte: Fiequimetal

Inicio de negociacoes na EDP foi de novo adiado