O Conselho de Administração (C.A.) anunciou ao fim da tarde de ontem que decidiu atribuir um prémio de “excelência aos tripulantes”.

Entre os critérios para atribuição destaca-se a exigência do “tripulante” não ter qualquer falta, justificada ou injustificada.

Ficamos a saber que para o C.A. há trabalhadores de 1ª, 2ª e 3ª.

De 1ª, os que mesmo doentes ou confrontados com a morte de um familiar iriam trabalhar para serem considerados excelentes, mesmo que com isso colocassem a sua segurança e a de terceiros em causa.

De 2ª os que perante situações perfeitamente justificadas, utilizam os direitos consagrados no AE.

De 3ª todos os outros trabalhadores, que não sendo “tripulantes”, “jamais serão considerados excelentes.

O “rei-vai-nu”. A táctica é por demais conhecida. Em véspera de mais um processo de luta, que o C.A.
percebe terá uma enorme adesão dos trabalhadores, aposta na divisão e na compra da dignidade de cada um.

Queremos afirmar, que a nossa dignidade não se vende!

Já o sabíamos e o demonstrámos que a empresa tem meios financeiros, para dar resposta positiva as reivindicações dos trabalhadores.

Se aparece agora este prémio, ele é resultado direto da força e determinação que os motoristas e guarda-freios tem demonstrado no processo de luta em curso.

Exortamos o C.A. a de uma vez por todas, assumir um comportamento responsável, de resolução do conflito existente.

Em vez de manobras provocatórias, aplique os 40 € de atualização na tabela salarial, que estão em falta, atualize o subsídio de refeição para valores aceitáveis, e proceda a calendarização da redução para as 35 horas semanais, com inclusão dos tempos de deslocação.

Aos trabalhadores apelamos à adesão maciça de todos os setores da Carris, à greve do dia 11 de Julho e que em todas as Estações reforcem os piquetes de greve que estarão a partir das 22 horas do dia 10.

Para discutir com todos a forma de continuação do processo de luta, apelamos a que pelas 10.30 h do dia 11, se desloquem à estação da Pontinha, tendo em conta a existência de rede de metro e parques de estacionamento.

A hora é de Unidade e Luta! Participa na discussão e nas decisões a tomar!

Fonte: STRUP