A FENPROF mantém a Concentração de dirigentes, delegados e ativistas sindicais, convocada para hoje (quarta, dia 17) junto ao MEC (Av. 5 de Outubro), pelas 17.30h. Esta concentração mantem-se apesar de, inexplicavelmente, o MEC ter, num primeiro momento, adiado, sem data prevista, a reunião que deveria realizar-se hoje, pelas 18 horas, para mais tarde, a agendar para a próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 17.30 horas.

A única justificação dada pelo MEC para este adiamento foi a “força de motivos imprevistos”, sendo que a concentração convocada para hoje não deve ser alheia a esses motivos.

Para a FENPROF as razões que levaram à convocação dos seus dirigentes, delegados e ativistas mantêm-se válidas pelo que a decisão de não a desconvocar é mais do que justificada. A razão principal desta reunião solicitada pela FENPROF prende-se com o desrespeito que, através de legislação publicada, o MEC manifestou pelo conteúdo da Ata Negocial que assinou em 25 de junho, na qual assumiu compromissos que, agora, parece não querer cumprir.

Também em relação ao 1º Ciclo do Ensino Básico há medidas publicadas em diplomas legais aparentemente destinadas a aumentar a componente letiva dos docentes, procurando, dessa forma, reduzir o número de professores deste ciclo de ensino.

Os assuntos e as exigências que a FENPROF colocará na reunião da próxima sexta-feira, no MEC (na qual estarão presentes o Secretário de Estado que assumiu os compromissos e o Secretário de Estado que elaborou a legislação), serão hoje apresentados publicamente aos professores e aos/às senhores/as jornalistas na intervenção que o Secretário-geral da FENPROF fará à porta do MEC, no âmbito da concentração que aí terá lugar.