O dia de hoje, 5 de Junho, no distrito de Santarém, está a ser marcado por duas jornadas de luta dos trabalhadores, nomeadamente, a luta dos enfermeiros e dos trabalhadores da CBI em Abrantes (antiga Bosh).

A greve dos enfermeiros, convocada pelo SEP para 4 e 5 de Junho, contra o desinvestimento feito na profissão pelo governo PSD/CDS, conta com adesões na ordem dos 90% no Hospital Distrital de Santarém e de 75% no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Os enfermeiros reclamam a reposição dos vencimentos, a reposição do horário de trabalho das 35 horas semanais, mais recursos humanos e materiais. Reivindicações que se traduzem na luta pela defesa de um Serviço Nacional de Saúde de qualidade.

A greve na CBI começou à meia noite e têm uma adesão na produção de 108 dos 115 operários, estando a produção parada neste momento.

Esta jornada de luta convocada pelo SITE Centro Sul, surge como resposta dos trabalhadores à intenção da administração da empresa em criar uma descriminação quanto aos aumentos salariais e como luta contra ao pagamento arbitrário do trabalho extraordinário.

FONTE: U. S. SANTARÉM