sardinhasA Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca realizou no passado dia 20 de Junho, na Leirosa, uma "Tribuna Nacional Sobre a Pesca de Sardinha". Nesta iniciativa, onde participaram mais de 50 pescadores que se deslocaram de norte a sul do país até esta localidade piscatória, debateram-se os problemas que afectam este tipo de pesca, as suas consequências e as dificuldades que estes pescadores enfrentam devido à interdição da pesca de sardinha decretada pelo Governo.

Estão hoje bem patentes na vida nacional, e no sector da pesca também, as consequências de anos e anos consecutivos de políticas de direita de sucessivos governos, das opções tomadas contra os interesses da economia nacional e contra o sector da pesca, e entre elas, das opções mais recentes, particularmente gravosas para o sector, entre as quais, a criminosa, tal como foi engendrada e posta em prática, limitação da actividade da pesca da sardinha é um exemplo gritante de uma política, objectivamente contra os pescadores, contra a pesca e contra a economia nacional.

O Sector necessita de políticas concretas, objectivas e de verdadeiro apoio. No caso da sardinha, não é aceitável que o Governo, decida nas costas dos pescadores, sem os ouvir, de paralisações da pesca, ainda por cima, sem se provar a necessidade das mesmas.

Não é aceitável que se limite a pesca aos pescadores portugueses, deixando que outros continuem a pescar e que se transformem nos principais fornecedores de sardinha para a nossa indústria conserveira.

Exigimos que os pescadores, impedidos de pescar devido a medidas restritivas da actividade, sejam financeiramente apoiados, sendo-lhes garantidos os rendimentos que receberiam se continuassem a faina.

Exigimos uma avaliação independente, com fundamento científico, do estado do recurso sardinha, com a participação dos pescadores na consideração dos resultados.

Os pescadores exigem a manutenção da pesca da sardinha durante todo o ano e a sustentabilidade da actividade.

No final da tribuna foi aprovada uma resolução com as propostas e reivindicações dos pescadores, que pretendemos entregar e explicar o seu conteúdo à Sra. Ministra da Agricultura e Mar numa reunião com caracter de urgência que vamos solicitar.

Fonte: FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DO SECTOR DA PESCA