enfrgO Sindicato dos Enfermeiros Portugueses apresentará novas formas de luta no próximo dia 17, segunda-feira, caso o Ministério da Saúde, até final do fim de semana, não concretize respostas às exigências que há muito lhe foram apresentadas - Caderno Reivindicativo apresentado em Junho de 2013 e actualizado em Abril de 2015.

No balanço dos três dias de greve que hoje se concluem, o SEP sublinhou a forte adesão registada que evidencia o generalizado descontentamento dos enfermeiros com as condições de trabalho que o Governo e Ministério da Saúde têm vindo a deteriorar.

O terceiro dia da greve dos enfermeiros constituiu um êxito, tal como os anteriores. A adesão situou-se na casa dos 70% nos turnos da noite e manhã. No balanço da greve de hoje, no Algarve, o SEP acusou a Administração do Centro Hospitalar do Algarve de não ter tomado medidas que podiam minimizar os efeitos da greve, bem como de não ter uma política eficaz de gestão de recursos humanos que permita reter e atrair profissionais de saúde, de forma a evitar o encerramento de Serviços, como está a ocorrer com a Maternidade de Faro.

O SEP respondeu também ao ministro da Saúde acusando-o, por um lado, de ser o culpado da greve por não ter respondido às propostas dos enfermeiros e, por outro lado, de querer "aldrabar" os dados de adesão à greve não contabilizando como grevistas os enfermeiros obrigados aos serviços mínimos.

FONTE: SEP