Os trabalhadores das cantinas dos hospitais e de outras instituições da hotelaria e restauração estão a lutar, fazendo greve ao trabalho nos feriados, pela reposição da legalidade no pagamento do valor das horas extraordinárias e do trabalho nos feriados. No feriado de 15 de Agosto, a greve registou grande adesão em várias cantinas, algumas com adesões de perto de 100% como são os casos das cantinas dos hospitais de Penafiel, Viana do Castelo e Ponde de Lima e a cantina da RTP Porto, que acabou por encerrar da parte de tarde, dado ter comparecido ao serviço apenas uma trabalhadora precária que acabou o seu horário às 13 horas.

As empresas das cantinas dos hospitais e de outras instituições e empresas que laboram em dia feriado não estão a cumprir o contrato colectivo de trabalho (CCT) no que toca à fórmula de pagamento do trabalho em dia feriado.

De acordo com o CCT em vigor, as empresas deviam pagar o trabalho em dia feriado com um acréscimo de 200% como sempre pagaram até Julho de 2012. Contudo, seguindo uma orientação da associação patronal AHRESP, as empresas violam o CCT desde Janeiro.

O sindicato já reclamou junto das empresas e da associação patronal, mas a situação mantém-se.

Por outro lado, a Autoridade para as Condições de trabalho, alertada desde Fevereiro deste ano para a situação, ainda não levantou qualquer auto às empresas sendo por isso conivente com as mesmas.

Os trabalhadores continuam a lutar contra esta injustiça e esta ilegalidade fazendo greve ao trabalho nos feriados.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte