manif cgtpOs dados divulgados pelo INE, em matéria de inflação, vêm demonstrar, uma vez mais, que o aumento geral dos salários é tão urgente quanto necessário. De acordo com o INE, o IPC (Índice de Preços no Consumidor) aumentou para 10,2%, em Outubro, representando uma subida de 0,9% em relação ao mês de Setembro. Como demonstram os dados, mês após mês, os trabalhadores vêm o seu salário minguar face aos custos dos bens e serviços essenciais.

Estes dados reflectem, igualmente, a ausência de medidas que combatam seriamente o agravamento das condições de vida, por parte do governo maioritário do PS. As medidas que têem sido aplicadas não atacam a natureza do problema, actuando apenas como meros paliativos que não resolvem a agonia que afecta quem vive do seu trabalho.

O facto é que, os custos com a habitação (+ 10,46%), os produtos alimentares não transformados como o leite, vegetais, carne, peixe (+18,9%) ou com a energia (+27,64%), continuam a agravar-se de forma insustentável. No caso da energia, a variação entre Setembro e Outubro chegou mesmo aos 6,71%, reflectindo a incapacidade do governo em enfrentar, nomeadamente, a especulação ao nível dos preços.

São precisamente os grandes grupos económicos, da distribuição à banca, passando pelo sector energético, que beneficiam do actual estado de coisas, multiplicando os seus enormes lucros, à custa da pobreza e miséria do povo português. É precisamente nas actividades que comercializam os bens essenciais (banca, grande distribuição e energéticas), que se verificam os maiores aumentos de preços. A realidade é inequívoca: uns poucos acumulam riqueza à custa da pobreza da maioria.

Esta situação insustentável, injusta e inaceitável, em que estão colocados os trabalhadores e suas famílias, mais do que nunca, reforça a necessidade, reivindicada pela CGTP-IN, de se promover o aumento urgente dos salários, de forma a repor o rendimento já perdido por quem trabalha, não são os irrisórios 125,00€ atribuídos que trazem justiça ao autêntico roubo que está a ser levado a cabo sobre os trabalhadores.

A CGTP-IN exige ao governo, medidas efectivas de controlo dos preços dos bens essenciais e da energia, de forma a colocar-se um travão à espiral especulativa de agravamento dos preços e do custo de vida.

O aumento geral dos salários e das pensões e a revogação das normas gravosas de legislação laboral, assume-se como a questão central, absolutamente determinante para garantir e elevar o direito à satisfação das necessidades do dia a dia dos trabalhadores e das suas famílias.

Os trabalhadores sabem que é possível viver melhor no nosso país e não aceitam o discurso das inevitabilidades e levarão a cabo uma concentração convocada pela CGTP-IN na Assembleia da República, no dia 25 de Novembro às 10h30, sob o lema “Mais Salário! Melhores pensões! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos! Investir nos serviços públicos.

Bem como participarão na Semana de Luta nas empresas e serviços de 10 a 17 de Dezembro com greves e paralisações e outras acções nas empresas, serviços e sectores e Acções de rua nos distritos com o lema: Aumentar os salários e as pensões/Garantir os direitos

- Não ao aumento do custo de vida!

- Por alterações à Legislação Laboral que garantam os direitos!

É urgente repor o rendimento perdido. O Aumento Geral dos Salários é uma emergência Nacional.

Lisboa, 03.11.2022

DIF/CGTP-IN